quarta-feira, 23 de maio de 2012

Índios Kaiapó reivindicam melhorias em estrada de Cumaru do Norte


PROTESTO
Eles ocuparam a prefeitura para exigir recuperação de estradas

Um grupo de índios Kaiapó, da aldeia Gorotire, em Cumaru do Norte, invadiu na manhã de ontem o prédio da Prefeitura. Os índios, liderados pelo Cacique Mrypati Kaiapó e pelo líder indígena, Bekwaj Kaiapó, disseram à reportagem que estavam ali em missão de paz e que só queriam fazer algumas reivindicações. Os índios solicitaram a presença do prefeito Vilmar Farias Valim (PDT) e do secretário de Infraestrutura e Obras, Welington José Silva. Dentre as reinvindicações, eles exigem a recuperação da estrada da reserva e a disponibilidade do veículo da comunidade em tempo integral.
Reunido com os índios, o prefeito expôs a situação atual dos maquinários, frisando que apesar do número de máquinas existentes na prefeitura, as mesmas ainda são poucas para atender a grande demanda. "No momento uma parte do maquinário está trabalhando na região da colônia Mata Verde e outra parte está enguiçada na garagem municipal, aguardando a chegada de peças", informou o prefeito de Cumaru.
Uma proposta de parceria entre aldeia, madeireiros e prefeitura para solucionar de vez o problema foi mencionada na reunião pelo secretário de Obras e aceita pelos índios. No acordo, ficou combinado que, no período de dez (10) dias, os madeireiros fornecerão quatro mil litros de óleo diesel e madeira para pontes e farão a reabertura das estradas. Por outro lado, a prefeitura entrará com contrapartida de óleo diesel, um caminhão caçamba, construção de uma ponte e o patrolamento da estrada. Depois de firmarem o acordo com a Prefeitura, os índios deixaram o prédio da prefeitura.

Nenhum comentário: