sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cidades paraenses devem ganhar 98 creches até 2014


Ação faz parte do projeto "Brasil Carinhoso" do governo federal.Até 2014, serão erguidas seis mil escolas para educação infantil no país.
Quarenta e cinco municípios do Pará serão beneficiados pela Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância – Brasil Carinhoso, lançado nesta segunda-feira (14) pela presidenta Dilma Rousseff, em Brasília.  O projeto busca resuzir a situação de pobreza entre crianças de até seis anos de idade. Ao todo serão construídas 98 creches no estado.
A Agenda de Atenção, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), atuará no aumento da oferta de vagas em creches e pré-escolas, na ampliação do programa Bolsa-Família e no cuidado adicional à saúde da criança. Serão beneficiados, inicialmente, 2,7 milhões de crianças.
Com o "Brasil Carinhoso", o governo está disposto a aumentar o número de vagas em creches. Durante a cerimônia de lançamento, foi firmado acordo com prefeituras de todo o país para a construção de mais 1.512 unidades. A partir da assinatura do termo, as prefeituras têm levado em média seis meses para licitar a obra e mais dois anos para construir.  
No Pará a cidade que vai receber maior número de creches é Muanáonde há previsão de criação de seis novas creches. AbaetetubaBarcarenaItaitubaParagominasPorto de Moz Redenção receberão cinco novas unidades para educação infantil cada uma.Ananindeua e Viseu devem receber quatro creches cada uma. Já Ipixuna do ParáPortel,Tailândia e Tracuateua terão duas novas unidades por município. 
Até 2014, devem ser erguidas aproximadamente 6 mil escolas de educação infantil para atender crianças até cinco anos de idade. Serão destinados recursos ainda para a aquisição de equipamentos e mobiliário. Caberá às prefeituras oferecer o terreno para a instalação das escolas.
O ministro Aloizio Mercadante ressaltou a importância da creche na formação educacional das crianças. “A creche é o local onde as crianças receberão os estímulos para desenvolver as habilidades não-cognitivas, a capacidade de abstração e a lógica, fundamentais para se aprender português e matemática e para a vida profissional”, disse.
Crianças e creches no Pará - Segundo dados do IBGE relativos ao Censo 2010, em todo o estado do Pará há 891.432 crianças de zero a cinco anos de idade. Na faixa etária de zero a três anos, 13,7% dos pesquisados frequentavam creches ou escolas. Já dos 4 a 5 anos de idade, 73,35% das crianças paraenses já estavam na pré-escola.
Na capital do estado, Belém, há 36 unidades escolares para a educação infantil. A Prefeitura mantém ainda 34 salas em escolas da rede de ensino fundamental e 89 convênios com outras instituições para manter, no total, 17.494 crianças de dois a cinco anos nas creches públicas.
A Secretaria de Estado de Edução (Seduc) afirma que o ensino pré-escolar é responsabilidade dos municípios, por isso mantém apenas duas creches sob sua gerência, as quais atendem crianças de seis meses a seis anos de idade. A rede estadual atende, assim, 234 crianças e ajuda a manter outras 775 crianças em creches graças a convênios mantidos com instituições públicas ou sem fins lucrativos. (Blog Ciro Fernandes)

Nenhum comentário: