segunda-feira, 14 de maio de 2012

Antônio José é réu junto com Barbalho


Caso Sudam
Porta-malas do ficha suja participou do maior escândalo de corrupção do País

Recém-nomeado conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Antônio José Costa de Freitas Guimarães, está com as mãos tão sujas quanto o seu padrinho Jader Barbalho (PMDB-PA), responsável pela sua indicação e manobra para sua posse no cargo. Ele aparece como um dos 23 comparsas do senador ficha-suja no escândalo que desviou milhões dos cofres públicos, através de fraude no Fundo de Investimento da Amazônia (Finam) gerenciado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Na ação penal 2002.43.00.001553-9, que corre sob sigilo e está desde o mês passado sob novo foro, o da Justiça Federal do Maranhão, Barbalho é apontado como o "coordenador" de um dos maiores esquemas de corrupção da história política da País.
"Jader Fontenelle Barbalho, líder da organização criminosa, estabeleceu um sistema de controle da direção da Sudam com a finalidade de deixar fluir os recursos do Finam para seus comparsas de forma fraudulenta, depois tornar estes recursos ‘limpos’, dando-lhes circulação econômica regular meramente aparente e inexistente, consoante demonstrado nos provas anexadas, as quais algumas referidas exemplificativamente no corpo desta denúncia, isto com o objetivo de beneficiar a si e a terceiros. Para tanto, se valeu da sua condição de homem público ocupante de diversos cargos importantes na República", diz a ação penal, assinada por quatro procuradores da República, um deles Pedro Taques, hoje senador (PDT-MT).
A denúncia contra Barbalho, Antônio José e os demais integrantes do esquema de corrupção partiram do Ministério Público Federal do Tocantins (MPF-TO). Nela, os procuradores apontam que o dinheiro do Finam deveria financiar a implantação de uma indústria de fundição e usinagem de produtos voltados ao setor automobilístico pela Usimar Componentes Automotivos S/A, em São Luís (MA), empreendimento aprovado pela Sudam. A ação foi proposta em 2002 e chegou a ser transferida para o Supremo Tribunal Federal (STF), no ano seguinte, por causa do foro privilegiado do então senador Jader Barbalho, apontado como o "líder da organização criminosa". Com a nova renúncia dele do cargo de deputado federal, no ano de 2009, a denúncia retornou para a Justiça Federal do Tocantins, que no mês passado, a remeteu para a Justiça Federal do Maranhão. Nos próximos dias ela deve retornar ao STF, uma vez que o ficha-suja voltou a ser senador, mesmo sendo uma espécie de senador fantasma.(O Liberal)

Nenhum comentário: