quinta-feira, 31 de maio de 2012

Candidatura de Zenaldo recebe apoio do PSDB


Os principais nomes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) estarão em Belém na tarde de hoje (31) em uma reunião partidária para demonstrar apoio à candidatura do deputado federal Zenaldo Coutinho à Prefeitura de Belém.
A reunião acontece a partir das 17h na sede do Pará Clube e contará com a presença dos tucanos Sérgio Guerra, deputado federal por Pernambuco e presidente nacional do partido, Álvaro Dias, líder do partido no Senado, Bruno Araújo, deputado federal e líder do PSDB na Câmara, e o senador mineiro Aécio Neves confirmaram presença na reunião. O presidente do diretório municipal de Belém, Fabrício Gama, o senador paraense Flexa Ribeiro e o governador do Estado, Simão Jatene, também estarão presentes.
Simpatizantes, movimentos e sindicatos de apoio do partido devem juntar-se às lideranças nacionais e locais em sinal de apoio à candidatura. Zenaldo Coutinho foi lançado em abril deste ano como pré-candidato à prefeitura de Belém. O seu nome deve ser anunciado no fim do mês de junho, na convenção do partido, mas tudo indica que ele deverá ser o candidato tucano para as eleições municipais de 2012.
A carreira política de Zenaldo Coutinho teve início na década de 80. Ele foi duas vezes vereador, duas vezes deputado estadual e está no quarto mandato como deputado federal. No ano passado ele atuou também na frente contra a criação do Estado do Carajás, durante a campanha do plebiscito sobre a divisão do estado do Pará.(DOL)

O Setor Jardim Ariane recebe investimentos do Governo Municipal


Além de está fazendo um brilhante trabalho na saúde, o Prefeito de Redenção Wagner Fontes, tem dado atenção especial também para a educação. Já Esta em fase final a construção de uma Creche – Escola de Ensino Infantil no Bairro Jardim Ariane, com capacidade para receber 120 crianças, passará atender já no segundo semestre deste ano, e não para por ai, são mais cinco Escolas Infantis que serão construídas em cinco outros bairros, estas com capacidade para atender 240 crianças.


Prefeitura asfalta ruas no parque de exposições

Apoiando de forma definitiva a realização da 19º edição da Expo Polo Carajás, a Prefeitura de Redenção vem realizando um amplo trabalho de pavimentação asfáltica do Parque de Exposições. "A Prefeitura de Redenção tem sido parceira, e é assim que vamos conseguir realizar este grande evento, que faz parte do calendário de grandes espetáculos de Redenção", disse o presidente do Sindicato Rural Afif Jawbri. O trabalho da atual administração não está apenas no parque, estamos ampliando e reformando dezenas de escolas na cidade e na zona rural, construindo mais uma etapa da Praça do Mogno e vamos começar o asfaltamento de várias ruas e avenidas da cidade", finalizou Wagner Fontes. (Agora Sul do Pará)

Segmentos do PTB reagem à indicação de Anivaldo


Então é isso.
Quando se imaginava que tudo estivesse definido no PTB, com o lançamento da candidatura de Anivaldo Vale (PR) a prefeito, com o apoio de Duciomar Costa, eis que petebistas, sobretudo os que integram a bancada do partido, tentam dar um êpa.
Há um temor generalizado de que a indicação de Anivaldo Vale como cabeça de chapa enfraqueça a representação parlamentar do PTB.
Mas quem conhece bem os humores de Duciomar, acha que dificilmente ele recuará da decisão de livrar-se da candidatura de Almir Gabriel em favor de Anivaldo.
Aliás, no próprio PTB houve quem chegasse a acreditar que Almir, mesmo descartado por Duciomar sem solenidade alguma, ainda pudesse dar a volta por cima.
A volta por cima de Almir, acreditavam alguns petebistas, tem nome: Roberto Jefferson, o presidente nacional do PTB e principal fiador do ingresso do ex-governador na legenda.
Mas não teve jeito.
Tenham ou não ocorrido os contatos com Jefferson, o certo é que Almir está certo de que perdeu a parada para Duciomar.
Melhor para Anivado.
Mas não se sabe se é melhor para o PTB.

A orientação e o gesto: Tapa na cara do Brazil


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Marabá: Eleições municipais 2012

Sai
Ítalo ipojucan se afastou da Associação Comercial de Marabá.
Em seu lugar vai presidir o empresário Mauro de Souza.
Ítalo será candidato nas próximas eleições.
Salame
O PT está tentando junto a executiva nacional uma autorização para embarcar na canoa de João Salame em marabá.
Se conseguirem, o acerto está fechado.
O PMDB já entrou.
Casas
Maurino Magalhães tá que tá.
Até o final do governo entrega 6.872 casas.
Ninguém no Pará entregará tantas.
O déficit de Marabá é de 10 mil moradias, então ele resolve 70% do problema.
Bacana

Chocolate pode virar remédio “antivelhice”


Mulher adora chocolate. E gasta horrores para afastar ou esconder a velhice. Então, por que não fazer do chocolate um poderoso remédio antivelhice? É como somar 1+1 para chegar a uma fórmula de sucesso.
O pessoal lá da Inglaterra se ligou nisso e, em Cambridge, alguns cientistas afirmam já ter desenvolvido esse tal chocolate irresistível. O segredo está num ingrediente chamado Coco-Lycosome. Ele faz com que o corpo absorva até 20 vezes mais os flavanóides do cacau, que melhora a oxigenação da pele – e isso é essencial para desacelerar o processo deenvelhecimento.
Dizem os pesquisadores que um pedaço pequeno desse chocolate modificado tem o mesmo efeito benéfico de duas barras de um chocolate normal. “Duas barras por dia podem ser uma boa ideia para os chocólatras, mas nem todo mundo ama tanto assim chocolate. Mas agora todos podem se beneficiar dos flavanóides do cacau sem comprometer a saúde”, diz o pesquisador Ivan Petyaev.
E eles ainda garantem que o sabor do doce continua o mesmo.
Chocólatras, comemorem: vocês podem ganhar um motivo a mais para justificar essa paixão toda! E se preparem para gastar, isso não deve ser lá muito barato. A propósito, quanto vocês pagariam por uma barra desse chocolate mágico?

Países da ONU recomendam fim da Polícia Militar no Brasil


Conselho de Direitos Humanos pede mais esforços para acabar com os “esquadrões da morte”


Soldados fazem ação no Complexo do Alemão, no Rio
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta quarta-feira (30) ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais.
Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.
A recomendação em favor do fim da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes [...] para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais".
A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".
Já a Espanha solicitou a "revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais".
O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.
O Paraguai recomendou ao país "seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade" e a Argentina quer novos "esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias".
A França, por sua parte, quer garantias para que "a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à Justiça".
Muitas das delegações que participaram do exame sobre o Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.
Neste sentido, recomendaram "reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade".
Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 "seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos".
AC

Inscrições para Enem seguem até 15 de junho


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 estão abertas desde segunda-feira (28). O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.

No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.

O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Novas regras
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou na quinta-feira (24) as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. As principais mudanças ocorreram na prova de redação, que terá um novo sistema de correção. Segundo o ministro, o MEC decidiu criar "filtros mais precisos para avaliar" a redação.

Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências (ver box nesta página). Caso as notas dos dois corretores tenha uma diferença de 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000).

No entanto, se a diferença da nota final entre dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor-doutor.

Para executar o novo sistema, Mercadante anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano. (Agência Brasil)

Eleições municipais 2012

O Diretório do Partido Comunista do Brasil – PC do B, reunirá hoje 30 de maio, para decidir em que direção seguir, existem por lá varias correntes, uns que querem coligar com o PMN, outros  com o PMDB, e outro grupo com o PTB de Wagner Fontes. É esperar pra ver!  


Folga
É incrível mas verdade.
Em Curionópolis o prefeito Chamonzinho passa dos 60% de aprovação popular.
Deve tentar a reeleição não com um pé nas costas, mas com os dois


De olho
O Governo monitora os municípios paraenses via enquetes e pesquisas.
Quer saber como estão todos e todas.


Só da ele
Batem, batem e batem e Domingos Juvenil continua, em Altamira, no mesmo lugar.
Com mais de 40% em toda pesquisa feita por lá.
Um espanto.(bacana)

terça-feira, 29 de maio de 2012

As 12 redes sociais com mais mulheres


O site Information is Beautiful acaba de publicar uma pesquisa reveladora: ela mostra a porcentagem de homens e mulheres presentes em cada uma das principais redes sociais. Para isso, eles recolheram dados do Google Ad Planner e dividiram a lista em três partes: redes sociais com predomínio de usuários masculinos, femininos e sites com equilíbrio entre os gêneros. Ficou curioso pra saber quem ganha em cada categoria? A rede social com mais usuários do sexo feminino é o Pinterest (era até esperado, não?), com 72% de visitantes do sexo feminino. Entre os homens, a maior presença acontece no site Reddit de compartilhamento de links da web, que tem 74% de seus visitantes mensais do sexo masculino. Por fim, a rede social mais equilibrada é o Scribd, plataforma de compartilhamento de documentos, que tem 50% de cada gênero. Confira a lista completa abaixo:
Predomínio de usuários do sexo feminino (Rede social – Porcentagem do gênero – Visitantes mulheres mensais)
12. Instagram – 53% – Mais de 0,7 milhão
11. Facebook - 58% – Mais de 155 milhões
10. Habbo - 58% – Mais de 0,2 milhão
9. Yelp - 60% – Mais de 3,6 milhões
8. Docstoc - 60% – Mais de 1,4 milhão
7. Twitter - 62% – Mais de 40 milhões
6. MySpace – 62% – Mais de 7,4 milhões
5. Ning – 64% – Mais de 2,1 milhões
4. MyLife - 64% – Mais de 2,5 milhões
3. Tagged - 66% – Mais de 4,5 milhões
2. Classmates.com – 66% – Mais de 2,6 milhões
1. Pinterest – 72% – Mais de 15,4 milhões

Predomínio de usuários do sexo masculino (Rede social – Porcentagem do gênero – Visitantes homens mensais)
16. YouTube – 54% – Mais de 68 milhões
15. LinkedIn – 54% – Mais de 7,6 milhões
14. Flickr – 54% – Mais de 4 milhões
13. StumbleUpon – 54% – Mais de 0,6 milhão
12. Last.fm – 54% – Mais de 0,5 milhão
11. Hi5 – 57% – Mais de 0,9 milhão
10. DeviantArt – 59% – Mais de 2 milhões
9. SoundCloud – 61% – Mais de 2 milhões
8. Google + – 64% – Mais de 28 milhões
7. Del.icio.us – 64% – Mais de 0,7 milhão
6. Spotify - 66% – Mais de 1,1 milhão
5. Digg - 66% – Mais de 1,6 milhão
4. Badoo - 66% – Mais de 1,6 milhão
3. Bebo – 66% – Mais de 0,3 milhão
2. FriendFeed – 70% – Mais de 0,4 milhão
1. Reddit – 74% – Mais de 2,2 milhões
Equilíbrio de gêneros
3. Scribd – 50%
2. Orkut – 51% de mulheres – Mais de 1 milhão de visitantes mulheres mensais
1. Foursquare – 52% de homens – Mais de 6,7 milhões de visitantes homens mensais

Gilmar Mendes: 'bandidos' tentam desmoralizar STF


Ministro do STF sobe o tom e diz que ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava envolvido na divulgação de "mentiras"




O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta terça-feira que é vítima de uma tentativa de desmoralização por causa do julgamento do mensalão. Por várias vezes repetiu: "Isso é coisa de bandido", referindo-se a informações que estariam sendo "plantadas" para prejudicá-lo. 
Mendes disse que soube, ainda, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava envolvido na divulgação dessas "mentiras" - segundo palavras de Mendes. As declarações foram dadas nesta terça, no momento que Gilmar Mendes chegava à sala onde são realizadas sessões de julgamento do STF. O ministro foi abordado e questionado sobre uma viagem que teria feito com despesas pagar por Carlos Cachoeira. 

PT quer união para desmontar 'manobra' contra Lula



O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), pediu nesta terça união da militância petista para "desbaratar" o episódio em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de tentar interferir no julgamento do mensalão através do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Para ele, trata-se de uma manobra da oposição para tirar o foco da possível convocação do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), pela CPMI do Cachoeira.
Em vídeo de dois minutos divulgado nesta tarde, Falcão diz que a polêmica sobre o encontro entre Lula e Mendes em abril ocorre no momento em que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira se prepara para convocar Perillo (PSDB).Segundo Falcão, Perillo estaria "envolvido em graves denúncias de participar da organização criminosa". "Evidente que se tenta embaralhar as conclusões da CPMI do Cachoeira.
Todos sabem que essa CPMI (...) pretende desvendar todos os crimes da organização criminosa que se formou com uma base muito forte no Estado de Goiás", afirma o dirigente petista.Falcão recomenda que a militância petista fique "atenta às manobras" da oposição, a qual estaria "tentando comprometer" o ex-presidente Lula com um encontro com Gilmar Mendes.
O presidente da sigla lembra que a versão de que Lula teria oferecido blindagem a Mendes na CPMI em troca de um acordo para adiar o julgamento do mensalão, relatada pelo ministro do STF, foi desmentida pelo ex-ministro da Defesa e do STF, Nelson Jobim. "Portanto, militância do PT, vamos ficar atentos, vamos desbaratar mais essa manobra daqueles que querem desmoralizar o PT, o presidente Lula, com nítidos objetivos eleitoreiros também", conclui.
No vídeo, Falcão acrescenta que os ministros do STF não são suscetíveis a pressão externa e que espera da Corte um julgamento objetivo com base nos autos processuais. "É preciso que se diga que os ministros do Supremo não são suscetíveis a pressão e que seus julgamentos são sempre pautados pelos autos. É o que se espera, inclusive, que eles façam quando do julgamento do processo do chamado mensalão", afirmou.
(Agência Estado)

Reeleições provocam debandada na Amat


Preocupados com a inelegibilidade, uma vez que a legislação eleitoral obriga candidatos a se desincompatibilizarem da presidência de entidades, prefeitos membros da Amat/Carajás (Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins) anunciaram renúncia aos cargos na diretoria da mesma. A providência foi aprovada em Assembleia Extraordinária realizada nesta segunda-feira (28), em Marabá. O prefeito de Tucumã, Celso Lopes, deixa a presidência em favor do vice Edison Alvarenga, de Nova Ipixuna.

O novo presidente, por sua vez, optou por um discurso pouco pretensioso, apostando nas mesmas bandeiras com as quais Lopes se elegeu presidente, como a promessa de afinação com o governo do Estado e pedido de que os membros levem a entidade a sério, participando mais das decisões. Alvarenga disse, ainda, que sempre foi avesso a dirigir entidades, uma vez que a gestão de Nova Ipixuna lhe toma muito tempo, mas que, sensível ao momento, ele aceita a missão. 

REVIRAVOLTA
Pré-candidato a reeleição em Tucumã, Celso Lopes Cardoso deixa o cargo de presidente da Amat depois de exatos três meses à frente da entidade. Ele foi eleito em 27 de fevereiro deste ano, após disputa acirrada, no voto, contra Hidelfonso de Abreu Araújo, de Abel Figueiredo, certame que após empate em sufrágios, foi decidida pelo critério de idade. 

Na época, os que defendiam a eleição de Hidelfonso evocaram essa possibilidade de Celso Lopes em pouco tempo ter de renunciar, devido a desincompatibilização, mas este não abriu mão da sua candidatura, sobretudo bancado pelo interesse do Governo do Pará de ter um aliado à frente da associação, que tem 34 anos e congrega 29 municípios do sul e sudeste do Pará.

Outros membros da diretoria também se viram obrigados a pedir renúncia (ver quadro abaixo). É o caso, por exemplo, do prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, até agora membro do Conselho Deliberativo. No seu discurso na assembleia da entidade ontem, Maurino pela primeira vez assumiu publicamente e com todas as letras que é pré-candidato a prefeito.

Poucos prefeitos membros da Amat compareceram à convocação de ontem em Marabá, foi o caso dos representes dos seguintes municípios: Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Jacundá, Noiva Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Tucuruí.

Apesar da decisão pela renúncia ter sido tomada nesta segunda-feira (28) e já estar documentada por ofício, os diretores só vão se desincompatibilizar da entidade no dia 6 de junho, dentro do prazo estabelecido pela lei, segundo eles. Os demais cargos agora vagos serão preenchidos com convite a outros membros. (Patrick Roberto)




Visita

Apesar da sua intensa agenda de trabalho, quem esteve  visitando Redenção e região, foi o ex-prefeito de Redenção e Diretor Geral da ADEPARÁ, Mário Moreira. Ele veio visitar amigos e reunir com lideranças politicas dos municípios com vistas as eleições municipais de 07 de outubro. 

Corpo de Bombeiros Militar tem novo comando


Na manhã desta sexta-feira, 25, o coronel João Hilberto Sousa de Figueiredo assumiu o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A cerimônia de passagem de cargo foi conduzida pelo vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, que na ocasião representou o governador Simão Jatene. O novo comandante, que exercia a função de assessor da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social deixou o cargo para substituir o coronel Hegésipo Donato Teixeira Júnior, que esteve durante nove meses à frente da corporação.

Com extensa carreira militar, o novo comandante do Corpo de Bombeiros entrou para a corporação em fevereiro de 1983, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. É graduado em Matemática pela universidade Estadual do Pará, já comandou a Escola de Formação de Oficiais e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, e foi diretor do Centro Integrado de Operações (CIOP).

No discurso de boas-vindas ao novo comandante, Helenilson Pontes ressaltou o compromisso que a corporação tem com a sociedade. “O Corpo de Bombeiros muda o seu comando, mas não muda a sua missão de ser uma ferramenta de um dever maior, que é o de servir à sociedade com eficiência e responsabilidade”, disse o vice-governador.

Em suas primeiras palavras como comandante da corporação, o Cel. Hilberto Sousa enfatizou que será necessária a colaboração de todos, corporação e governo, para que o trabalho à frente do Corpo de Bombeiro do Pará seja eficaz. “Esta é uma missão árdua, complexa e nobre, que deve ser exercida com competência e extrema responsabilidade. Conto com o apoio de todos os organismos do Governo do Estado que atuam como parceiros do CBM para que possamos, a cada dia, prestar serviços à sociedade de forma eficiente, eficaz e justa”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, do chefe da Casa Militar, cel. Fernando Noura, e do comandante da Polícia Militar do Pará, cel. Daniel Borges. A solenidade de posse foi encerrada com a apresentação da tropa do Corpo de Bombeiros do Pará ao novo comandante. agora, após a sua prisão, outras vítimas aparecerão”, declara Vinícius Medeiros. (Ag. Pará)

Eleições: Boca de urna pode deixar de ser crime


A Comissão de Juristas do Senado aprovou neta segunda-feira um anteprojeto de modificação do Código Penal, em que a boca de urna deixaria de ser um crime passível de prisão. Hoje, a Lei 9.504/97 determina que a atitude pode ser punida com detenção de seis meses a um ano, com pena alternativa de multa mais prestação de serviços comunitários pelo mesmo período.


Segundo o secretário da Comissão, Reinilson Prado, o entendimento dos juristas é de que a boca de urna "não tem alto poder de lesividade" e é um "ato ilícito que deve ser resolvido administrativamente". "A boca de urna não interfere drasticamente no processo eleitoral a ponto de (justificar) penalizar um individuo com prisão, detenção", disse Prado.



Outros crimes, porém, figuram no anteprojeto como sujeitos a punição penal. De acordo com o jurista, a lista inclui: violação de urna; inscrição fraudulenta de eleitor; retenção indevida de título eleitoral; divulgação de fatos inverídicos capaz de exercer influencia perante o eleitorado; inutilização de propaganda legal (devidamente empregada), falsa identidade eleitoral; violação do sigilo do voto ou da urna; destruição de urna eleitoral; interferência na urna eletrônica ou sistema de dados; falsificação de resultados; corrupção eleitoral ativa ou passiva; coação eleitoral; e uso eleitoral de recursos administrativos. 



O anteprojeto da Comissão de Juristas tem prazo até 25 de junho para ser encaminhado ao Senado, onde será analisado para ajudar na formulação de um projeto de lei.(correiodotocantins.com.br)

Sem-terra invadem fazenda e causam muita destruição


Aproximadamente 150 homens integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) invadiram, na manhã deste domingo (27), a Fazenda Cedro, a 35 quilômetros de Marabá, e destruíram diversos pertences do capataz Raimundo Araújo, funcionário da propriedade. Raimundo relatou que o ataque ocorreu depois que ele e uma guarnição do Grupo Atalaia, que presta serviço de segurança, impediram os invasores de matar animais do rebanho.

“Eles começaram às 7 horas da manhã. Eu fui ao pasto, e eles estavam correndo atrás do gado para matar. Chamamos o reforço, a escolta veio, eles reagiram, e falei para irmos embora se não ficava pior. Nós saímos, viemos para o corredor, o gado ficou reunido em um canto da cerca, e logo depois chegaram uns 150 homens no corredor. Abri o colchete, joguei o gado no corredor, trouxe para o curral, mandei minha esposa ficar olhando para ver se eles vinham para cá e soltei o gado em outro pasto”, relatou o capataz.

Depois de encararem os seguranças e o capataz no pasto, os sem-terra ficaram nervosos com a intromissão e decidiram atacar a casa de Raimundo, que fica no retiro Ouro Indiano, ainda dentro da fazenda. “Quando soltei o gado, eles já estavam chegando. Peguei o carro, botei minha família dentro e fugimos para o mato, enquanto eles quebraram tudo. A baderna que eles fizeram aqui foi demais. Destruíram tudo o que a gente vem trabalhando dia a dia para ganhar. Quando são eles não acontece nada, mas a gente não pode fazer nada contra”, desabafou. 

O capataz acrescentou que temeu pela sua vida e também pela segurança da família. “Se eu tivesse ficado, eles teriam feito muita coisa com a gente: bater, humilhar. Matar, eu não sei, mas ninguém sabe o que pretendiam fazer”, declarou. Logo depois de fugir, ele comunicou a gerência da fazenda, que solicitou reforços e acionou a Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca). 

“Os policiais vieram, mas não tinha mais ninguém no local. Ninguém foi preso. Falaram pra gente ir à delegacia e fazer a denúncia lá. Tô com medo de ficar aqui, mas preciso porque é meu ganha-pão”, finalizou.

O titular da Deca, delegado Victor Leal, informou que sua equipe esteve no local e constatou que, de fato, vários objetos da casa foram quebrados e uma motocicleta chegou a ser incendiada. “Porém, não conseguimos encontrar os responsáveis até porque o acampamento do MST é distante de onde aconteceu a situação”. O delegado destacou que vai ouvir as vítimas e instaurar inquérito para tentar apurar responsabilidades. (Luciana Marshall)

Giro...

MANDARIM - Na visita do Governo do Estado a China ficou acertado que a UEPA terá em breve um curso de Mandarim, com professores de lá.

VISITA - O Governo do Estado espera para breve a visita de uma comitiva de chineses do ramo de siderurgia, equipamentos de produção de energia, fabricantes de caminhões, de equipamentos de informática , celulose e papel. Todos com interesse em montar plantas de fabricação no Brasil. E o Pará já faz seu canto da sereia.

EVENTO - Zenaldo recebe Aécio Neves e o presidente do PSDB Sérgio Guerra na semana que vem. Nesse evento será anunciado os partidos que vão apoiar o deputado federal na corrida a sucessão municipal.

ESCOLA - O Secretário de educação Claudio Ribeiro lança edital por esses dias para a construção de 6 escolas com 12 salas, quadra poli esportiva e laboratório. Hoje a SEDUC tem aproximadamente 1.040 escolas, 650 mil alunos e 22 mil professores. Uma gigante!

SEMENTES - Na visita a Malásia – a segunda maior produtora de palma do mundo – o pessoal do Governo do Estado ficou sabendo que eles plantam em 6 milhões de hectares e que é retirado da palma, o óleo para combustível, para cosméticos, alimentação e até limpeza. Mas a produtividade da palma aqui no estado é maior do que lá – aqui, por exemplo, não é necessário o complexo sistema de irrigação utilizado na Ásia. Então o Governo está fazendo uma parceria para utilizar as sementes de alta qualidade da Malásia e a tecnologia de plantio para dar um salto na plantação e extração no Estado.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Na nova ordem mundial, a palavra-chave é flexibilidade


Em março, o governo de Mianmar – uma junta militar paranóica, há tempos destituída e isolada, que atua num enclave fortificado no meio da selva – anunciou que permitiria eleições locais genuinamente livres pela primeira vez em mais de 20 anos. Em abril, os generais mantiveram a palavra, a oposição obteve uma grande vitória e os governos ocidentais rapidamente começaram a agir para afrouxar as sanções comerciais contra o país.

O que inspirou essa radical mudança de posição? Mianmar está emergindo do gelo para garantir alternativas. O país quer diminuir sua crescente dependência da China. A exemplo de um número crescente de países desenvolvidos e em desenvolvimento, Mianmar reconhece a urgente necessidade de firmar laços mais abrangentes de comércio e na área de segurança.

Entramos em algo que gosto de chamar de mundo "G-Zero": um mundo no qual nenhuma nação sozinha (nem mesmo os EUA) ou aliança de governos (certamente não o G-7 ou o G-20) possui uma musculatura política e ecônomia capaz de ditar a agenda internacional. Nesta nova ordem mundial descentralizada, crescimento não basta. Um país também tem de ter resiliência — o poder de variar, ou, em inglês, de "pivot".

Que países estão melhor posicionados para variar nessa emergente nova ordem mundial?

O Brasil, que recentemente superou o Reino Unido como a sexta maior economia do mundo, tem várias vantagens promissioras. Com uma classe média de mais de 100 milhões de pessoas, abriga o maior mercado consumidor da América Latina. Seu governo, liderado por um partido de esquerda, estabeleceu um consenso nacional em favor do mercado — e políticas econômicas amigáveis ao investidor. Apesar de as grandes reservas de petróleo em águas profundas, descobertas em 2007, provavelmente garantirem que o país se tornará líder na exportação de energia, sua economia é bem diversificada.

Mas há outro fator crucial que fortalece a resiliência do Brasil: seu governo e suas principais empresas desenvolveram fortes laços com vários parceiros robustos. Por 80 anos, o Brasil olhou primeiro para os EUA. Durante a década passada, porém, suas importações da China cresceram 12 vezes e as exportações saltaram 18 vezes. No início de 2009, o comércio com a China superou o comércio com os EUA, ajudando o país a navegar a recente desaceleração americana sem grandes problemas.

A discussão da integração da Turquia na União Europeia não está levando a lugar algum, mas Ancara está ativamente expandindo sua influência internacional. A entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte deu voz à Turquia na Europa e influência em Washington. É um mercado emergente que ganha importância, com renda per capita que é quase o dobro da da China e quatro vezes a da Índia. Muitos no mundo árabe olham para a Turquia como um Estado muçulmano moderno e dinâmico. Adicione a isso sua posição no meio da Europa, Ásia, Oriente Médio e da ex-União Soviética, e a Turquia é um modelo de um importante Estado pivô moderno.

A África se tornou um continente que tem essa agilidade. Entre 2000 e 2010, seu produto interno bruto real cresceu 4,7% ao ano, e os africanos agora gastam mais em produtos e serviços que os indianos, uma população de porte semelhante. Investimentos diretos estrangeiros na África mais que quintuplicaram desde 2000.

Durante anos, os Estados Africanos descapitalizados tinham de voltar-se quase que exclusivamente para o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e governos do Ocidente em busca de ajuda financeira. Em muitos casos, aceitaram ajuda do Ocidente com profunda relutância, porque ela frequentemente vinha atrelada a exigências de reformas democráricas e mais abertura para investimentos ocidentais. Mas, só em 2010, o comércio da China com a África cresceu mais de 43%, de acordo com dados oficiais chineses, e o país substituiu os EUA como maior parceiro comercial da África.

A África pode agora esperar que multinacionais e companhias estatais de países desenvolvidos e em desenvolvimento briguem para ter acesso aos consumidores africanos, assim como termos mais favoráveis de investimento. Esta não é a história de uma derrota do Ocidente para a China, porque ambos continuarão lucrando na África. Os vencedores aqui são todos os novos resilientes governos africanos.

A Ásia abriga vários Estados pivôs. A Indonésia, com a quarta maior população mundial, goza de um ambiente político estável, com crescimento sólido e uma economia bem diversificada. Seus laços comerciais são bem balanceados entre a China, os EUA, o Japão e Cingapura — e devem continuar assim. O Vietnã recebe a maior parte de sua ajuda do Japão, suas armas da Rússia e seu maquinário (e turistas) da China, e seu principal mercado exportador são os EUA.

A pequena Cingapura prova que o tamanho de um país não limita suas alternativas internacionais. A ilha que é uma cidade-Estado localiza-se estrategicamente na embocadura do vital Estreito de Malaca. Seu PIB per capita está entre os mais altos do mundo. O desemprego ronda na faixa dos 2%. O governo de Cingapura tem trabalhado para conciliar a cultura oriental e as práticas de negócios ocidentais, e o país é agora o quarto maior centro financeiro o mundo, atrás de Londres, Nova York e Hong Kong. Muitas empresas estrangeiras interessadas em estabelecer negócios na Ásia buscam uma base que permita que tenham acesso a todas as fortes economias da região sem uma concentração excessiva em nenhuma delas, e Cingapura tem esse perfil.

Encravado entre a Rússia e a China, o Cazaquistão já está lucrando com sua posição de Estado capaz de variar. Ele tem uma das economias que crescem mais rapidamente no mundo, graças principalmente às exportações em larga escala de petróleo, metais e grãos, que ajudam a garantir que o país não dependa tão fortemente do comércio com a Rússia, seu vizinho na ex-União Soviética, ou da China. Almaty, a maior cidade do país, tornou-se um importante centro financeiro regional. Apesar de o Cazaquistão integrar a Organização de Cooperação de Xangai (em inglês, "Shanghai Cooperation Organization"), um pacto de segurança que inclui Rússia e China, seu maior parceiro comercial é a União Europeia.

Nem todos os Estados nessa categoria são mercados emergentes. O Canadá permanece vulnerável à desaceleração dos Unidos Unidos, apesar de hoje não ser mais tão vulnerável como costumava ser — e não está tão exposto quanto o México. As exportações do Canadá para países que não os EUA saltaram de 18% em 2005 para mais de 25% apenas quatro anos depois, e o Canadá agora tem cerca de 40% das suas importações vindas de outros países que não os EUA.

Além disso, a economia do Canadá é bem diversificada. Como o México, o país exporta grande volume de petróleo. Mas também produz uma quantidade substancial de gás natural, máquinas industriais, autopeças e madeira e vende esses produtos para vários mercados consumidores diferentes. A principal fonte de moeda estrangeira do México vem da venda de petróleo, turismo e das remessas dos mexicanos que vivem no exterior. Em todos os três casos, a vasta maioria dos recursos vem dos EUA. O fato é que sua economia está estreitamente ligada à saúde do seu gigante vizinho.

Nos próximos anos, esqueça os tão discutidos grupos artificais como os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e os chamados "Next 11" , o rol de potenciais usinas de força que inclui a Turquia e a Coreia do Sul, mas também barris de pólvora políticos como o Paquistão, a Nigéria e o Irã.

No nosso mundo emergente G-Zero, sem um único poder capaz de determinar a agenda, os vencedores e os perdedores da próxima geração serão determinados não pela rubrica do momento mas por como e com qual frequência eles serão capazes de atuar como pivôs.

Mr. Bremmer é presidente da Eurasia Group, empresa de pesquisa e consultoria em risco político global. Seu artigo é adaptado do seu novo livro "Every Nation for Itself: Winners and Losers in a G-Zero World", (em tradução livre, "Cada Nação por Conta Própria: Vencedores e Perdedores em um Mundo G-Zero"). Fonte The Wall Street  Journal


sábado, 26 de maio de 2012

Prazos


A partir de hoje, 26, já será permitido ao postulante à candidatura a cargo eletivo nas eleições municipais de outubro próximo realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome, vedado o uso de rádio, televisão e outdoor, observado o prazo de 15 dias que antecede a data definida pelo partido para a escolha dos candidatos (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 1º).
As convenções serão permitidas a partir do dia 10 de junho e o prazo final é 30 de junho. Até lá, pré-candidatos terão que mostrar quem realmente tem garrafa seca pra vender, afim de emplacar suas candidaturas.

Marabá: eleições municipais 2012

Esta praticamente acertado o acordo que levará o PMDB a apoiar o deputado João Salame na briga pela prefeitura de Marabá.
E o PT vem junto.
O PDT também.
E Tião Miranda e Maurino Magalhães vão ter novo competidor

Redenção: Eleições 2012



O principal articulador político do PSDB e do Governador Simão Jatene no sul do Pará, Celso Veloso, que também é Prefeito de Tucumã e Presidente da AMATC, foi recebido pelo pré-candidato a prefeito Carlo Iavé – PMDB, que busca alianças política na tentativa de fortalecer a sua candidatura, mas pelo que foi conversado pouco evoluiu. O PSDB ainda sonha ter candidatura própria aqui em Redenção, caso isso não aconteça, irá fazer uma aliança com quem possa está no palanque do governador no futuro, com a palavra final Mário Moreira.
 A aliança entre PR e PTB na capital do estado e o lançamento da candidatura a prefeito de Belém Anivaldo Vale – PR, com o apoio do Duciomar Costa – PTB, se torna praticamente certa a composição do PR de Redenção com PTB, que tem a frente como pré-candidato o atual prefeito Wagner Fontes.



Pré-candidatos a vice-prefeito:

O empresário Izidorio Junior, que já foi candidato a prefeito e é filiado ao PRB, conta com o aval e a pretensão da sua legenda te-lo como vice para uma futura aliança partidária;

O Pastor Eliseu, filado ao PSDB, é nome comentado por muitos que querem vê-lo na política, por se tratar de um cidadão que conta com o respeito e a admiração dos seus pares religiosos;

O ex-diretor do DETRAN, Pedro Lima, filiado ao PSDB, torna uma forte opção por contar com o aval do seu padrinho político, Mario Moreira;


sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Fazenda: conheça os 16 participantes!


Chegou a hora que todos esperavam. Depois de muito segredo, a coluna conseguiu a lista completa de “A Fazenda”, que estreia na próxima terça-feira, às 22h15. Antes de divulgar os nomes, porém, um aviso importante. A Record tentou de todas as maneiras despistar o acesso dos jornalistas ao nomes e uma das táticas foi exatamente contratar mais gente do que os 16 participantes, até mesmo para compor o time reserva.
ATUALIZAÇÃO (ÀS 23H32): A possibilidade já havia sido levantada neste espaço, mas agora é oficial. Rodrigo Capella fechou contrato com a Record. O acordo inclui projetos após “A Fazenda”. E Shayene Cesário ficou com a vaga de Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho. As fotos do time abaixo foram atualizadas.
Dito isso, vamos à lista, em ordem alfabética:
Ângela Bismarchi, personalidade da mídia e escritora
Ângela Bismarchi


Conhecida pelas muitas cirurgias plásticas que fez, atualmente se dedica a escrever sobre sexo. Já lançou um livro e lança “pílulas de sabedoria” no Twitter.
Diego Pombo, ator e juiz de futebol
Diego Pombo
Eleito o árbitro mais bonito do país, o baiano tem trabalhado como ator de teatro. Recentemente, causou polêmica ao ter um vídeo íntimo divulgado. Caiu no famoso golpe da webcam.
Felipe Folgosi, ator
Felipe Folgosi
O astro de novelas como “Olho no Olho” já havia sido procurando pela produção no ano passado, mas não pôde fechar contrato por estar compromissado com outra emissora. O último trabalho do ator na TV foi a apresentação do programa “Acredite Se Quiser”, na Band.
Gretchen, cantora
Gretchen


Dispensa apresentações. Rainha do rebolado. Cantora. Casou 16 vezes. Já fez ensaios nus de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Atuou num filme pornográfico. Faltava entrar num reality show
Léo Áquila, drag queen e repórter de TV
Leo Áquila
Já foi candidato a vereador em São Paulo e foi repórter de várias atrações da Rede TV!. Um personagem icônico do mundo LGBT.
Lui Mendes, ator
Lui Mendes
Alçado à fama em 1995 por formar com André Gonçalves o primeiro casal homossexual das novelas com ampla aceitação nacional, em “A Próxima Vítima”. Seu último trabalho foi “Amor e Revolução”, do SBT.
Nicole Bahls, ex-panicat
Nicole Bahls

A ex-assistente de palco namora o jogador de futebol Victor Ramos e protagonizou um barracoacompanhado por todo o país, quando acusou a colega Juju Salimeni e Dani Bolina de fazerem macumba para fazer seu bumbum cair. Nos bastidores da Record comenta-se que as ex-colegas não estão felizes com a possibilidade de vê-la aproveitada pela emissora.
Penélope Nova, apresentadora
Penélope Nova
Filha de Marcelo Nova, ex-VJ da MTV, sem papas na língua. Já apresentou um programa sobre sexo. Poderá bater bons papos com Ângela Bismarchi.



Ralph Santos, modelo e suposto Mister Universo


Supostamente, o modelo é “Mister Mundial Universo”. A coluna diz supostamente porque Lucas Malvacini, mister Brasil, afirmou para quem quisesse ouvir em seu Twitter que esse título não existe e que o rapaz já passou da idade para ser esse tipo de competição. O assunto, aliás, será abordado no “TV Fama” desta quinta-feira (24). Com a palavra, Ralph. Afora a polêmica, ele já fotografou para campanhas de camisinha e desfilou no Carnaval de São Paulo.
Robertha Portella, ex-dançarina do “Domingão do Faustão”
Robertha Portella

Além de ter trabalhado no “Domingão do Faustão”, a moça é famosa por ter namorado o pagodeiro Thiaguinho. Tem fama de briguenta.
Rodrigo Capella, humorista
Rodrigo Capella

Participou do “Comédia MTV” e se apresenta em shows de stand up.
Shayene Cesário, personalidade do Carnaval
Shayene Cesário
Musa da Portela, é famosa por já ter se relacionado com alguns jogadores de futebol.

Simone Sampaio, rainha de bateria e ex-assistente de palco de Raul Gil
Simone Sampaio

Foi eleita Rainha das Rainhas do Carnaval de São Paulo, desfilou pela Dragões da Real e é formada em jornalismo. Trabalhava como assistente de palco do “Programa Raul Gil”, do SBT.
Sylvinho Blau Blau, cantor
Sylvinho Blaublau
Famoso nos anos 80 por músicas como “Ursinho Blau Blau” e “Só a Lua e o Lobo”. Participou recentemente do “Cante Se Puder”, no SBT.
Vavá, cantor
Vavá
Ficou famoso como vocalista do grupo de pagode Karametade. Namorou Mari Alexandre na época em que ela foi para a “Casa dos Artistas”. Hoje, canta com o irmão gêmeo Márcio.


Viviane Araújo, atriz e rainha de bateria
Viviane Araújo
Modelo, atriz, ex-mulher do cantor Belo, atualmente com o jogador de futebol Radamés. Quase entrou na terceira edição do reality show, mas perdeu a vaga para a Mulher Melancia.
Portal IG