sábado, 28 de abril de 2012

Redenção realiza audiência pública sobre saneamento básico


A prefeitura de Redenção apresentou na terça-feira (24), durante audiência pública municipal, o plano municipal de água e esgoto, dentro do contexto de plano de saneamento básico que ainda envolve a concessão de serviço de água tratada, serviço de rede de esgoto sanitário e aterro sanitário. A audiência foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a presença de servidores públicos municipal, empresários, imprensa e populares.

O prefeito de Redenção, Wagner Fontes, abriu a audiência explicando que o serviço de água tratada ainda tem que ser feito por empresas particulares, pois o poder público ainda é inoperante. “O serviço de água tratada e esgoto é essencial para a qualidade da saúde da população”, frisou.

João Lúcio, presidente da Câmara de Vereadores, citou que o poder legislativo já aprovou a lei municipal para a implantação do aterro sanitário, contribuindo assim para o projeto de saneamento básico.

O comerciante do ramo de material esportivo, Biju, esteve presente na audiência e citou que a implantação do projeto de saneamento básico se fazia necessário há anos. “Água tratada, esgoto e aterro sanitário são importantes para que a população tenha saúde”, disse.

A nova política nacional de resíduos sólidos (Lei nº 12.305/2010) diz que até 2014, todos os municípios brasileiros terão que transformar os seus depósitos inadequados de lixo, os chamados “lixões”, em aterros sanitários.

63% dos municípios ainda enviam seus resíduos sólidos para os lixões; 59,3% não têm sistema de coleta seletiva; 80,5% não possuem métodos e não realizam a compostagem; 70% dos municípios não possuem catadores de lixo e materiais recicláveis, mas em 79% das cidades a categoria não tem organização oficial.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola Elcir Lustosa.Parabens pelo blog.Gostei pois nos mantem informados principalmente sobre os acontecimentos politicos nesta cidade que apesar de estar distante a guardo com carinho em meu coracao.

Convido-lhe a visitar meu blog.O assunto talvez nao tenha um especial interesse para voce mas como mortais que somos as vezes nos deparamos com temas irracionais que somente com a mente do coracao podemos sentir e apreciar. Um abraco e suceso em seu blog.

Minha pagina http://pensandoerefletindoemdetalhesdavida.blogspot.com