segunda-feira, 19 de março de 2012

Paragominas lança pacto contra drogas


PARCERIAS
Combate é focado na contenção, prevenção e assistência. Parceria envolve 100 entidades.

Mais de 4 mil pessoas participaram na sexta-feira, 16, no ginásio de esportes de Paragominas, da assinatura do Pacto Contra as Drogas, uma iniciativa da prefeitura local, em conjunto com os poderes executivos municipal e estadual, legislativo e judiciário. Assinaram o pacto, além dos três poderes, mais de 100 entidades, entre igrejas, escolas, associações e sindicatos. Com ginásio lotado, Izabela Jatene, coordenadora do Programa de Atendimento Exclusivo para Crianças e Adolescentes (0 a 18 anos incompletos) vitimizados pela Violência Sexual - Pró-Paz, falou sobre a importância do pacto. 'O que estamos vendo em Paragominas é a união de todos em prol de um bem comum, que é o combate ao uso de drogas. Nós, do Pró-Paz, vamos dar o apoio necessário para desenvolver esse trabalho no município', disse a coordenadora.
Na ocasião também foi instituído o Programa de Prevenção do Uso e Abuso de Drogas (Proerd), que trabalha com crianças que estão na 4ª série do ensino fundamental. O secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernandes, o secretário estadual de Projetos Estratégicos, Sidney Rosa, o coronel Costa Júnior, da Polícia Militar, e a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), Meive Piacese, estavam entre os presentes, além de outras autoridades estaduais e municipais.
Segundo o prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, as políticas de combate serão focadas em três objetivos específicos: prevenção (educação e comportamento); tratamento e assistência das dependências (saúde pública) e de contenção (policial e judicial). 'Serão também elaboradas campanhas educativas, criação de centros de tratamento e assistência da dependência química e a integração dos aparatos de contenção e judiciais', afirmou o prefeito.(Evandro Corrêa - O Liberal)

Nenhum comentário: