terça-feira, 27 de março de 2012

Estrada de Cumaru do Norte esta abandonada



Os 75 km estão precários e é um verdadeiro calvário para quem precisa viajar na estrada.





Nossa reportagem percorreu os 75 km da estrada que liga o município de Cumaru do Norte a BR 158. O trecho esta em situação precária, a falta de manutenção e a intensificação das chuvas transformou a via em um verdadeiro calvário para quem precisa viajar por ela. Onde a estrada esta melhor, os motoristas não conseguem passar dos 20 Km/hr e existem vários pontos com atoleiros que impedem a passagem. A prefeitura mantem um trator por perto para desatolar os carros, mas mesmo assim é grande o constrangimento e o sofrimento das pessoas. 

A péssima situação da estrada esta causando prejuízos em muitos setores; ambulâncias 
Quem viaja por esta estrada tem que esta preparado para o pior
com pacientes, ônibus de passageiros, vans e caminhões transportando mantimentos atrasam suas viagens e os danos são inevitáveis. Nos postos de combustíveis da cidade já é escasso o atendimento, pois muitas vezes falta abastecimento. No retorno de nossa equipe foram flagrados vários caminhões atolados, inclusive tanques transportando gasolina e óleo diesel. 

A prefeitura afirma que a estrada é estadual e que o município não tem condições de realizar a reforma da via, pois seria necessário em torno de R$ 900 mil para fazer os serviços. Da ultima vez que a estrada foi recuperada, foi necessário à população de Cumar
Carros atolados é a cena mais comum nesta parte da estrada

u e guerreiros indígenas da aldeia caiapó Gorotire, obstruir a BR 158 em manifesto para chamar atenção do Governo. Desta vez muitas lideranças locais afirmam não descartar a possibilidade de um novo protesto. 



No fechamento desta reportagem entramos em contato com a Secretária de Estado de Transporte (SETRAN) em Belém, o secretário adjunto do órgão nos atendeu e apenas ‘desconversou’, dizendo que quem sabia da situação era o assessor de comunicação da secretaria e desligou o telefone de forma ‘deselegante’. Por telefone o assessor de comunicação ficou de informar o plano da SETRAN para resolver o problema.(Lourivan Gomes)

Nenhum comentário: