sábado, 24 de março de 2012

Belo Monte, onde fica isso?", brinca FHC com hidrelétrica


Questionado nesta sexta-feira (23) no Fórum de Sustentabilidade de Manaus sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no oeste do Pará, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso brincou sobre o assunto. "Onde fica isso?", perguntou. Cardoso disse nunca ter sido "muito entusiasta da fúria de barragens", mas que um País como o Brasil precisa de energia.
"Preferia que a gente tivesse tomado medidas há mais tempo para não ser necessário construir Belo Monte porque certamente vai alterar o meio ambiente, mas não posso dizer para que ela não seja feita na posição de ex-presidente".

FHC disse ainda que é preciso aumentar o uso de energia eólica para evitar a longo prazo que o País fique na urgência por geração de energia. “Eu me recordo do tempo em que era presidente e tinha o risco do apagão, o consumo [de energia] caiu muito, e durou algum tempo esse consumo mais baixo. O esforço que nós fazemos para reduzir o consumo desnecessário é muito pequeno. Às vezes é mais fácil você construir mais uma hidrelétrica, inundando mais uma área de floresta”.

FHC disse também ser contrário à construção da usina nuclear de Angra 3, em Angra dos Reis (RJ), e chamou a atenção para os riscos ambientais relacionados à exploração do petróleo do pré-sal.

O evento é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do empresário João Dória Jr, em parceria com a XYZ Live, empresa que atua em diversas áreas, como conhecimento e cultura. O fórum é realizado no hotel Tropical, em Manaus. (Fonte: Terra) 

Nenhum comentário: