terça-feira, 20 de março de 2012

Garimpo de Serra Pelada volta a produzir em 2013


Somente em meados de 2013 é que entrará em produção a nova mina de ouro de Serra Pelada, com processo mecanizado e sem a célebre figura do garimpeiro, o qual, neste novo momento, é apenas sócio da empreitada, por meio da Coomigasp (Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada). Até o início das operações, a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), empresa criada pela Colossus Minerals e pela cooperativa, terá investido R$ 320 milhões, segundo divulgação oficial. 

A confirmação do período em que começará a produção é do engenheiro de minas e presidente da SPCDM, Paulo de Tarso Serpa Fagundes. “As obras foram iniciadas em meados de 2010 e a data de início da produção comercial da mina de Serra Pelada está prevista para 2013, como afirma a empresa em seu site cooperativo", disse Paulo de Tarso esta semana ao jornal O Liberal, ressaltando que a empresa nunca anunciou outra data para a nova mina entrar em operação e que a previsão do início dos trabalhos se dará antes do prazo internacionalmente aceito como padrão de instalação de mina de ouro deste porte.

A notícia joga um balde de água fria nas expectativas de milhares de garimpeiros que davam como certo o início das atividades ainda este ano. Na semana passada, a Associação Nacional dos Garimpeiros (Agasp Brasil), fez graves denúncias contra a empresa Colossus, afirmando que a mesma teria utilizado testemunhos e dados finais do relatório de pesquisas que apontam a existência de 19 toneladas de ouro na mina, para captar cerca de 900 milhões de dólares junto à bolsa de valores de Toronto, no Canadá.

Segundo a Agasp Brasil, a Colossus teria empregado menos de 10% na Nova Mina. Quanto ao assunto, Paulo de Tarso disse que não iria polemizar com a Agasp Brasil e com seus dirigentes, afirmando que a Colossus captou até hoje somente 250 milhões de dólares. "Desse valor, 130 milhões se destinou ao projeto e em compra de propriedades, 20 milhões em exploração e os outros 100 milhões serão destinados ao término do projeto", afirmou.

De acordo com a Colossus, a produção da mina está estimada em 30 toneladas de ouro, além de platina e paládio. A direção da empresa afirma que conforme o contrato firmado entre as partes, a porcentagem que cabe aos 38 mil garimpeiros filiados a Coomigasp é de 25% da exploração, sendo que os outros 75% ficarão com a Colossus. 

O terreno onde a nova mina subterrânea está sendo instalada tem cem hectares. Ao todo, a Coomigasp detém três áreas de exploração no distrito de Serra Pelada, com um total de 1.089 hectares. Além do local que já está sendo transformado em nova mina por meio da parceria com a Colossus, a cooperativa ainda tem outras duas áreas, uma de 123 hectares e outra de 700, cujo projeto no futuro será estendido e a participação dos garimpeiros também. (Correio do Tocantins/ORM) 

Nenhum comentário: