sexta-feira, 1 de junho de 2012

Guia prático para desencalhar até o Dia dos Namorados


Veja doze dicas do dating coach Rodrigo Farah para não passar o 12 de junho ouvindo Adele, sozinho em casa

Dia dos Namorados é uma das datas dias mais especiais do ano para os casais apaixonados - isso não é novidade para ninguém. O 12 de junho, no entanto, pode se tornar um dia terrível para quem está sozinho e gostaria de ter alguém por perto.
Se você pertence a esse clube, tenha muita calma! Nós podemos te ajudar a arranjar um par para não passar o Dia dos Namorados desacompanhado. Quem dá as dicas é o “dating coach” Rodrigo Farah, autor da coluna “Jogo da Conquista” , do Delas .
1 - Seja cara de pau
Antes de qualquer coisa, tenha em mente que para conseguir alguém, você não pode ficar na sua. “Tem que ir lá e conversar com o seu ‘alvo’. Meninas, isso também vale para vocês”, diz o consultor. Deixe para lá o seu medo de não conquistar aquela pessoa. “Se você perder, perdeu. Existem milhares de pessoas legais no mundo, busque a próxima”, aconselha.
2 - Cinco atitudes
O especialista enumera cinco coisas atitudes que todo mundo deve tomar para arranjar um namorado. “Confie em si mesmo, saiba como causar surpresa, entenda como despertar interesse, seja simples e tenha empatia com as pessoa”, explica. Para a empatia, lembre-se de que falar olhando nos olhos e usar seu melhor sorriso podem ajudar muito a criar uma imagem positiva sua. Se você tiver essas cinco características contigo, meio caminho já foi andado.

3 - Seja agressivoNormalmente, as indiretas são sempre o melhor caminho para mostrar um interesse. Mas aqui não é o caso, afinal falta pouco para o dia 12. Use afirmações diretas, ou faça convites que exibam sua opinião. ‘Olha, está estreando um filme que é a sua cara. Vou te levar para ver’. Com esse tipo de frase, você cria na pessoa essa ideia, e isso pode tanto agradá-la quanto fazer que ela queira te mostrar que as coisas não são bem assim”, diz o dating coach. Mas não vale sair agarrando todo mundo!

4 - É tempo de mudançaSe você tenta, tenta, tenta, mas não consegue sair do time dos encalhados, é porque tem algo de errado. “É preciso mudar a sua atitude, ou as suas companhias, ou os lugares aos quais você vai”, comenta o especialista. Sair da sua zona de conforto pode ajudar bastante - vá a uma balada que você nunca foi antes, ou faça um passeio diferente. “No entanto, nada disso vai funcionar se você não mudar a sua atitude”, lembra Rodrigo.

5 - Não se desespere!Ok, a gente já sabe que você está desesperado para arranjar alguém. Mas tente não mostrar isso para quem está ao seu redor. “O desespero afugenta qualquer chance que você possa ter com o seu pretendente”, argumenta Farah. No lugar do desespero, procure passar uma imagem descontraída: se rolar, rolou, mas se não rolar, tudo vai ficar bem. “É preciso fazer a outra pessoa acreditar que ela vai ter a honra de ter sido escolhida para sair com você”, explica.

6 - Acessórios fazem diferençaUm detalhe na sua roupa pode fazer toda a diferença do mundo. É o que Rodrigo Farah chama de Teoria do Pavão, inventada pelo "dating coach" Mistery. “Na hora de escolher o seu visual, não se limite às roupas básicas. Vale usar qualquer acessório que não te deixe parecendo um palhaço”, explica Farah. Para as meninas, vale investir em anéis, colares, pulseiras, brincos e não esquecer de usar bem as cores nas roupas. Já os meninos têm liberdade para ir além da camiseta e da calça jeans, usando e abusando de colares e chapéus, por exemplo.
7 - Saia da zona da amizade
Se o seu “futuro namorado ou namorada” é seu amigo, é preciso quebrar a corrente da amizade! “Sair da zona da amizade é mudar a maneira como o seu amigo te vê”, ensina Rodrigo. Você pode causar surpresa, mudando o corte de cabelo, o perfume ou o jeito de falar. Ou tentar criar uma competição. “Passe menos tempo falando com o seu amigo, fale bem de outros meninos para ele, saia com outros amigos. Isso pode fazer com que ele sinta inveja e tenha vontade de correr atrás de você”, conta.

8 - A abordagem
Por outro lado, se você ainda não conhece o seu alvo, vá com calma. Existem dois jeitos de começar uma conversa. “Faça perguntas sobre coisas que a pessoa pareça gostar de falar. Um exemplo óbvio: pergunte sobre um filme que está em cartaz se a menina ou o cara estiver na fila do cinema”, explica Farah. A outra maneira, é fazer uma afirmação-comentário, isto é, aquela frase que precisa de uma resposta. “Um elogio, por exemplo, pode cair bem. Se a menina estiver na frente de uma vitrine, comentar que uma roupa que está ali exposta ficaria bem nela pode gerar uma reação interessante”, diz o consultor, ainda ressaltando que, no começo, o importante não é exatamente o que falar, mas sim estar interagindo com essa nova pessoa. Mais um conselho do dating coach: “Procure sempre falar de coisas positivas, para criar uma associação boa.”


9 - Chegando ao grupo
Viu uma menina bonita no shopping conversando com as amigas? Quer conversar com ela? Um pouco de cautela sempre ajuda nessa hora. “Se o seu alvo está em uma rodinha de amigos, não converse só com ele. Chegue no grupo e descubra um jeito de virar o centro das atenções, sendo simpático e engraçado. Faça perguntas positivas, e depois, comece a dar mais atenção para as amigas da menina bonita”, explica Farah. De acordo com o especialista, isso fará com que o seu alvo queira a sua atenção. “Quando isso acontecer, basta começar a compensá-la, e pronto! A magia está feita”, conclui ele.

10 - Com uma ajudinha dos amigos
Você é tímido? Não se sente confortável em abordar alguém sozinho? Um amigo extrovertido pode ser a solução. “Escolha bem! Não pode ser aquele cara que fique fazendo piadinhas sobre você, tem que ser alguém que eleve a sua moral. Também não pode ser aquele amigo que roube a atenção de você, te deixando de escanteio. Os dois tem que se dar bem!”, comenta Rodrigo.

11 - Conseguiu alguém? E agora?
Depois de todas essas dicas, você finalmente conseguiu marcar de sair com a sua nova paquera. Está nervoso? Fique tranquilo. “Se vocês dois quiserem se ver antes do dia dos namorados, não saia da rotina. Sugira um passeio comum, como ir ao cinema ou tomar um café. Vale até se ver depois da aula! O importante é que vocês dois batam um papo, descubram mais sobre o outro e interajam”, diz Rodrigo. Como o especialista explica, a rotina é algo mais confortável para os dois. “Se algo der errado, o pequeno elo que existe entre vocês pode acabar se quebrando.”.
12 - No 12 de junho, evite a pressão
Como a gente já disse, o 12 de Junho é um dia especial. E como todo dia especial, sempre rola aquele clima tenso. Por mais que o lance entre vocês dois esteja legal, vocês vão estar juntos há pouco tempo. “Não force uma situação ou um pedido de namoro e tente não ficar nervoso sobre essa data. Não use o Dia dos Namorados como desculpa para fazer algo diferente! Mais uma vez, o mais importante é que vocês dois se sintam confortáveis”, comenta Rodrigo Farah.


Nenhum comentário: