sábado, 4 de agosto de 2012

Professores de Conceição do Araguaia entram em greve


Professores e demais profissionais da rede pública municipal de ensino de Conceição do Araguaia entraram em greve por tempo indeterminado desde a última quarta-feira (1º), quando as aulas estavam previstas para reiniciarem. Na ocasião, os profissionais não foram as escolas exercerem suas funções, ao invés disso, se reuniram na sede do Sindicato dos Profissionais da Educação Publica do Pará (Sintepp), e em comum acordo, decidiram pela paralisação.
A categoria reivindica o pagamento salarial do mês de junho, acrescido de 1/3 do salário referente às férias, divida deixada pelo ex-prefeito Álvaro Brito Xavier (PT), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral a menos de um mês.

 Segundo a coordenadora local do Sintepp, Marcilene Pinto, a dívida com os profissionais da educação do município soma R$ 1.690.000,00 (um milhão e sessenta e nove mil reais), que deveria ser pago até o dia 12 de julho, quando Álvaro ainda estava no poder.
Ao todo, em torno de 500 trabalhadores, incluindo professores e demais servidores da rede municipal de ensino estão com as atividades paralisadas em decorrência do atraso salarial, deixando 6.459 colegiais sem aulas por tempo indeterminado, ocasionando assim um prejuízo incalculável para o alunado das 30 escolas municipais, somando zona rural e urbana.

Nenhum comentário: