sexta-feira, 6 de julho de 2012

Prefeito de Conceição do Araguaia perde mandato


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará sobre a cassação do mandato do prefeito de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito Xavier (PT), e da vice Wanda Aquino, pela nulidade de mais de 51% dos votos nas eleições municipais de 2008 e por abuso de poder político, considerando que o gestor conceicionense quando era candidato a reeleição participou da inauguração de uma obra no período de campanha, o que é contra a legislação eleitoral.

O presidente do Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, considerou a permanência de Álvaro Brito no poder desfavorável aos ditames superiores da Corte Superior Eleitoral e consolidou a decisão contrária ao mandato do petista. Com isso, o presidente da Câmara, João Wanderley Silva Oliveira, será convocado para assumir provisoriamente a Prefeitura Municipal até a realização de nova eleição e diplomação dos eleitos, o que deverá ocorrer no prazo de 30 dias após o presidente do Legislativo assumir a prefeitura.

A decisão do TSE, dessa vez em definitivo, causou grande reboliço no meio político de Conceição do Araguaia e poderá ter influencia direta no processo eleitoral que se aproxima, visto que o Partido dos Trabalhadores, que há oito anos detém o poder no município já decidiu pela candidatura do ex-vereador Valter Peixoto, no intuito de sair vitorioso em mais uma disputa eleitoral. No entanto a derrota na justiça poderá favorecer os adversários dos petistas, especialmente PMDB e PSDB, que disputarão o processo eleitoral. (Delmiro Silva)

2 comentários:

Anônimo disse...

o povo de conceição é um povo inteligente sabera ver as perseguição que o prefeito ALVARO sofreu desde o começo

Anônimo disse...

o prefeito ALVARO BRITO FOI O MELHOR PARA CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, EU DISSE O MELHOR PREFEITO DA HISTORIA POLITICA DA CIDADE