segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Beldades rumam para o Miss Pará 2012

Beleza, simpatia e elegância são pré-requisitos básicos para uma candidata ao Miss Pará. Que as 23 jovens que disputam o título deste ano preenchem cada um deles já é possível perceber. Mas o que deve contribuir de forma contundente na hora de impressionar os jurados no dia do desfile pode ser uma prova que não é realizada no palco. Longe dos excessos de maquiagem, roupas e acessórios, na manhã do último sábado, as moças participaram da prova do biquíni, “momento este em que elas mostram a beleza plástica de seus corpos em peças que mostram na real suas melhores características físicas”, como define Herculano Silva, coordenador do evento.

O objetivo desta etapa do concurso é apresentar à coordenação e aos jurados, por meio da gravação de um clipe e das fotografias realizadas durante a prova do maiô, as candidatas em sua beleza natural. “Durante os meses de preparação que antecedem o concurso, vemos as candidatas por trás de vestidos, calças jeans e muitos acessórios, e este foi o momento de vermos como elas realmente são”, explicou Herculano. A prova foi realizada no balneário Parque dos Igarapés.

O concurso Miss Pará é um evento anual, onde a beleza da mulher paraense é avaliada e aclamada, através do qual será eleita a mais bela representante do Estado para disputar a coroa do maior concurso de beleza do país, o Miss Brasil. O concurso Miss Pará 2012 será realizado no dia 15 de março, com transmissão exclusiva pela emissora RBA TV (canal 13).

BELEZA À PROVA - O MISS PARÁ

O concurso que avalia a beleza da mulher paraense é uma prévia do concurso Miss Brasil.

23 candidatas estão na disputa.

ACOMPANHE

O Miss Pará 2012 acontece dia 15 de março, com transmissão exclusiva pela RBA TV

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Acidente aéreo mata deputado Novelino

Por volta das 9h da manhã de ontem, o avião bimotor modelo Sêneca 4, prefixo PT-LAB, caiu cerca de 18 minutos após a decolagem, causando a morte do deputado estadual Alessandro Novelino, 39 anos. Além dele, morreram ainda o piloto, Roberto Carlos Figueiredo, conhecido como “Careca”, e o chefe de gabinete do parlamentar, José Augusto dos Santos. O bimotor seguia rumo à fazenda Princesa, em Abaetetuba.

De acordo com o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), o avião decolou do aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (aeroclube), em Belém, e perdeu comunicação com a torre de controle nas proximidades do município de Barcarena. Ainda não é possível saber as causas do acidente.

O piloto Cláudio Collére, 50 anos, foi o primeiro a avistar a aeronave destroçada em meio a um terreno descampado localizado nas proximidades da ilha de Murucutu, região compreendida entre os municípios de Acará e Moju, a cerca de 20 Km de Belém.

Cláudio estava no local para velar o corpo de outro piloto, vítima da queda do avião no município de Cametá na semana passada. Assim que soube do desaparecimento, ele seguiu para a região apontada pelas coordenadas do aeroporto a bordo de um helicóptero.

O bimotor que caiu tinha capacidade para seis pessoas e, segundo informações dos pilotos que estavam no aeroclube, deveria voar a 280 Km/h.

INVESTIGAÇÃO

A morte do deputado e dos outros tripulantes foi confirmada no início da tarde pelo coronel Luiz Solano, da Polícia Militar, já por volta das 14h. Segundo ele, dois dos três corpos foram encontrados a aproximadamente 30 metros do local onde o avião caiu, porém ainda não foi possível identificar de quem seriam os corpos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o bimotor teria perdido altitude e se chocado com a fiação da torre de transmissão de energia elétrica que passa pela região, informou o coronel Mario Morais, que chefiou as buscas pelos corpos. Foi ele quem fez a descida de rapel do helicóptero da Polícia Militar, com ajuda de agentes da Força aérea, para remover os corpos. “O maior desafio foi transportar os corpos da água para o helicópero”, informou o coronel Morais.

“Tivemos bastante dificuldade para manobrar na área, porque o rotor do helicóptero ficava muito próximo ao linhão devido ao local onde houve o acidente”, informou o coronel. Parentes do deputado fizeram o reconhecimento dos corpos ainda no local com o auxílio de riberinhos.

O Corpo de Bombeiros não deu detalhes da condição em que estavam os corpos, mas assegurou que não estavam carbonizados e que o avião ficou bastante destruído.

Em meio à intensa movimentação de amigos e parentes no Aeroclube, o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, esteve no local e disse que o governo vai solicitar abertura de inquérito policial investigativo para, segundo ele, apurar o que está acontecendo com as aeronaves do Pará.

Para ele, é preciso apurar em que condições estão voando e como estão sendo feitas as fiscalizações, e quem são os responsáveis pelos problemas. Estes são alguns dos questionamentos que deverão ser respondidos pelo inquérito. “Vamos prestar todo tipo de ajuda às vítimas. Estamos todos de luto”, disse. Helenilson contou, ainda, que embarcou em outro avião de modelo semelhante ao que voava Novelino momentos antes de o deputado decolar.

Familiares e outros parlamentares estiveram no Aeroclube à procura de informações. Ninguém da família quis falar com a imprensa.

Os corpos foram resgatados e levados para a sede do Corpo de Bombeiros às 16h. De lá, foram para o Instituto Médico Legal. No final da tarde, o corpo do deputado foi levado para a Assembleia Legislativa do Estado, onde está sendo velado.  Notícia da morte chocou politicos e amigos

O deputado José Megale, líder do PSDB na Assembleia Legislativa, foi provavelmente o último colega de parlamento a se reunir com Alessandro Novelino. Eles se reuniram na tarde do sábado e chegaram a ir juntos a uma loja de móveis em Belém, onde Novelino comprou móveis para dois novos escritórios que estava montando na sua rede de postos de combustível, como contou Megale. “Eu lamento profundamente essa tragédia. Além de colega no parlamento, eu e o Alessandro tínhamos uma relação de amizade”, informou o tucano.

Megale e Novelino integraram o antigo Partido Liberal (PL), onde fizeram juntos a primeira campanha eleitoral para a Assembleia Legislativa e foram eleitos para seus primeiros mandatos. “Dividimos o mesmo palanque e tivemos nove anos de trajetória política, mesmo depois de mudarmos de partido”, complementa José Megale, lembrando que os dois exerciam o terceiro mandato de deputado estadual.

Eles se separaram durante a campanha eleitoral em que a então candidata a prefeita de Belém Ana Júlia Carepa (PT) buscou apoio do PL, mas a direção do partido não ouviu seus parlamentares, decidindo à revelia da base, segundo Megale. Com a cisão, eles mudaram de legenda, mas mantiveram a amizade em que um torcia pela eleição do outro, mesmo em partidos diferentes. O colega e amigo definiu Novelino como uma pessoa determinada que exercia seu mandato parlamentar “com muita positividade”.

Um dos deputados que acompanharam as buscas no aeroclube de Belém, o líder do PR, Raimundo Santos, se disse consternado com a tragédia que matou, além do deputado Alessandro Novelino, o piloto e seu assessor parlamentar.

Santos contou que orientou Novelino em 2002 a entrar para a política, ainda no PL, partido em que ele ingressou e mais tarde se transformou em PR. O deputado lamenta a morte precoce do colega e diz que a classe política, amigos e principalmente a família Novelino fica abalada com a perda prematura. Ele definiu Alessandro Novelino como um jovem empreendedor e cumpridor da palavra empenhada. “Peço a Deus para confortar o coração dos familiares”, enfatiza.

Mesmo em lados opostos no parlamento, o líder do Psol, Edmilson Rodrigues, afirma que, apesar de ter convivido pouco tempo com Novelino, ele era um deputado muito cortês e educado, portanto a sua morte de forma tão trágica é lamentável. “Gostaria de me solidarizar com a família neste momento tão difícil”, acentua Rodrigues.

O deputado contou um fato curioso que ocorreu em conversa com Novelino na sessão na Assembleia Legislativa semana passada. Segundo Rodrigues, Novelino teria dito que não estava usando o helicóptero de sua propriedade porque precisava de revisão e que a Anac era muito exigente e rigorosa nas inspeções. Ainda segundo o deputado Edmilson Rodrigues, Novelino o confessara que, apesar de ter voado pouco no helicóptero, não poderia utilizar o aparelho por precaução antes de fazer a revisão.

O líder da bancada do PMDB, Parsifal Pontes, disse que Novelino era um colega muito simpático, que se dava com todos os companheiros de parlamento, independente de posição política. “É uma perda muito grande que abala a Assembleia Legislativa pela forma trágica como ocorreu”, definiu. Para ele, a família ficará muito mais abalada porque, além de pai, marido e filho, Alessandro Novelino era quem comandava os negócios, como um jovem empreendedor. “É um baque muito grande”, ressaltou Parsifal. (Diário do Pará)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Caravana do PMDB iniciará em Belém


O presidente em exercício do PMDB, Valdir Raupp (RO), iniciará no dia 15 de março uma maratona de viagens pelo país para promover as candidaturas do partido nas eleições municipais. O primeiro destino será Belém (PA), onde o PMDB deve lançar José Priante na disputa.
A intenção de Raupp é visitar todas as regiões do país em dois meses. Em alguns dos destinos deverá contar com o reforço do vice-presidente da República, Michel Temer. O plano do PMDB é ter candidatura própria a prefeito em quase todas as capitais. “Nossa meta é lançar 22 candidatos nas capitais”.
OUTRAS CIDADES
Além de Belém, o presidente peemedebista vai visitar, nos dias 15 e 16 de março, as cidades de Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Manaus (AM). Apenas em Boa Vista o partido já tem uma candidatura encaminhada, a de Teresa Surita, ex-mulher do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
Partido que ocupa a vice-presidência da República, o PMDB tem usado uma tática agressiva na busca por manter seu posto de legenda com o maior número de prefeituras no país. O temor do partido é que, com a máquina federal, o aliado PT lhe tome o posto.
No maior colégio eleitoral do Brasil, São Paulo, o PMDB terá Gabriel Chalita como candidato enfrentando o petista Fernando Haddad. O PMDB tenta compor com partidos do governo e da oposição, como DEM e PTB, mas a possibilidade de José Serra ser o candidato do PSDB pode dificultar as alianças. (Agência Estado)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

PSDB vê Serra como resistência ao projeto petista

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), acusa o PT de nacionalizar a disputa pela Prefeitura de São Paulo, na tentativa de derrotar os tucanos para levar adiante 'o projeto Lula da democracia de partido único'. 'O objetivo do Lula é e sempre foi transformar o Partido dos Trabalhadores em um partido único', afirma, em entrevista à repórter Christine Samarco, publicada na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo. Nesse quadro de luta contra a hegemonia do PT, ele diz que a candidatura do ex-governador José Serra a prefeito de São Paulo, 'se confirmada, representa a resistência da democracia ao projeto da hegemonia petista'. E completa: 'Hoje há uma forte convicção de que ele poderá vir a ser candidato.' Com a nacionalização da campanha paulista, ele entende que Serra passa a ser, 'sem a menor dúvida, também um projeto nacional do PSDB'. Se o ingresso dele na corrida municipal dispensará ou não a realização de prévias para a escolha do candidato, é outra conversa. 'Essa questão tem que ser conduzida por quem a conduziu até agora, que é o governador Geraldo Alckmin', disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Corpo de menina de 12 anos é encontrado mutilado

Em Parauapebas o corpo de uma menina de nome Thais dos Santos Feitosa, de 12 anos, que havia desaparecido desde o dia 10 último, foi encontrado na manhã de terça-feira (14), por um trabalhador próximo a entrada da cidade.
O corpo foi encontrado com mutilações, sem um dos braços e a cabeça, com características de que fora usado em um ritual de magia negra.
Conselheiros tutelares estiveram nas escolas alertando os alunos a sempre andarem em grupo, pois cerca de 12 crianças estão desaparecidas no município.
A mãe de Thais, ao reconhecer a filha através das roupas, passou muito mal e foi internada no Hospital Municipal de Parauapebas.
Fonte: jornal a noticia

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CIDADE DO INTERIOR DO PARÁ VIVE CRESCIMENTO ESPETACULAR.

A CIDADE EM DESENVOLVIMENTO
Parauapebas está no topo dos municípios que mais exportou no mês de Julho de 2009. O município exportou cerca de US$ 331 bilhões no período de Janeiro à Julho desse ano. Apesar da crise, as exportações sofreram poucas oscilações. China, Japão, República da Coréia do Sul, Suiça e Reino Unido foram os países que mais compraram durante o ano de 2009. 
ECONOMIA PARAUAPEBAS:
Parauapebas situa-se no centro da mais rica província mineral do mundo, onde a ocorrência dos mais diversos minérios, metais e pedras já está registrada pelos serviços de geologia, e ainda continuam sendo registrados. • Por isso, a exploração mineral é sua principal fonte econômica. Situam-se no município grandes empreendimentos na área de mineração, especialmente os da VALE DO RIO DOCE com a extração do ferro de Carajás, do ouro do Igarapé Bahia, e o manganês do Azul. • Destacam-se também a crescente atividade agrícola e a exploração da madeira. Mas a cidade não se restringe às riquezas minerais de Carajás, a maior província mineral do mundo. Nos últimos anos, Parauapebas está diversificando suas alternativas econômicas, possibilitando o crescimento do agronegócio, com a ênfase para a pecuária, de corte e leiteira, para a fruticultura e produção de grãos. • No entanto, a cidade cresce em diversos setores, o comércio se diversifica a cada dia, o setor de serviço amplia seus negócios, todo dia novas oportunidades se abrem como apoio da Administração Municipal. Alavancada pela forte demanda mundial por minério de ferro, Parauapebas apareceu pela primeira vez entre as dez cidades que mais contribuíram para a Balança Comercial Brasileira em 2008, conforme relatório divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. • Com exportações de US$ 3,8 bilhões, o município alcançou o oitavo lugar no ranking nacional, superando grandes capitais como o Rio de Janeiro e Vitória. No saldo da Balança - o valor das exportações menos as importações, Parauapebas ficou com US$ 3,7 bilhões e conquistou o 2o lugar no ranking nacional, perdendo apenas para Macaé, no Rio de Janeiro. O resultado mostra a importância da cidade do Sudeste do Pará para a economia brasileira. • Desde 2005, Parauapebas já subiu quatro posições no ranking nacional e teve um aumento no volume de exportações de 166%. Naquele ano, a cidade paraense contribuiu com US$ 1,4 bilhão e saldo de US$ 1,3 bilhão. Fonte: www.desenvolvimento.gov.br / Notícia Publicada em: 19/01/2009 • População: 152.000 hab. est. IBGE/2008 (e observa que a população do município cresce 8,9% por ano), enquanto o País e o Estado ficaram com as marcas de 1,3% e 2,0%.

Ano       %        População
2004     8,9          110.000
2006     8,9      + 155.000
2009     8,9      + 245.000  

Cinco municípios do Pará podem ter surto de dengue

Dados da dengue divulgados, nesta segunda-feira (13), pelo Ministério da Saúde apontam para eventuais agravantes dos casos de dengue para 2012. Há risco de 91 municípios brasileiros terem um surto da doença. Balanços regionais mostraram que em Tocantins e Pernambuco já é possível dizer que há surto de dengue. No Pará, Dom Elizeu, Parauapebas, Marabá, Tucuruí, e mais um município que ainda não foi divulgado pelo Ministério, podem entrar nessa lista. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou os dados e afirmou que já está realizando ações para o combate da dengue, mas ainda não informou sobre medidas específicas para os municípios em alerta. Segundo explicou Jarbas Barbosa - secretário de vigilância em saúde - à reportagem da Folha, a dengue 4, responsável pelo desenvolvimento de um quadro hemorrágico da doença, não é mais perigosa que as demais. A questão, disse ele à Folha, é que parte importante da população não teve contato anterior com o vírus (ou seja, não tem imunidade) e, ao ter contato com ele já tendo tido outro tipo de dengue, pode desenvolver uma forma mais grave da doença. A classificação "em risco de surto" é dada para municípios que apresentaram índice de infestação da larva do Aedes aegypti, transmissor da doença, acima de 3,9 (ou seja, para cada 100 casas vasculhadas, mais de 3,9 delas tinham larvas do mosquito transmissor). O Ministério da Saúde esclareceu que é normal que haja crescimento da lista de municípios em risco pelo fato do período atual ser mais propício ao desenvolvimento do mosquito. No site do MS, veja quais são os sintomas, perguntas sobre a doença e a forma de prevençao.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Seguir por uma vida no crime pode estar no seu DNA

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores olharam para os fatores que levam pessoas a levarem uma vida inteira de crimes. Seus genes podem ser os grandes responsáveis pelos caminhos que você escolhe tomar ao longo da vida, sejam eles bons ou maus. De acordo com um estudo da Universidade do Texas, a delinquência pode ser mais fortemente influenciada por uma combinação de genes, do que por motivos externos. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores olharam para os fatores que levam algumas pessoas a levarem uma vida inteira de crimes e compararam com pessoas que só tem atitudes negativas durante a adolescência. O estudo foi conduzido com alguns pares de gêmeos, idênticos e não idênticos, e procurou avaliar o comportamento, o histórico criminal e a composição genética de cada voluntário. Assim, foi possível identificar que atitudes criminais eram muito mais recorrentes em gêmeos idênticos. Apesar dos fatores ambientais e educacionais influenciarem no mau comportamento, a avaliação mostrou também que os genes podem tornar uma pessoa predisposta a ter atitudes consideradas incorretas. Os pesquisadores ainda não conseguiram especificar os genes envolvidos, porém, a descoberta vai complementar uma série de estudos que ligam genética à fatores comportamentais e poderá, futuramente, ser importante para ajudar na diminuição e solução de crimes policiais.

Twitter e Facebook viciam mais do que álcool e cigarro

O vício é uma questão de desequilíbrio entre o desejo pessoal de se engajar no comportamento viciante e o desejo conflitante. Se você é daqueles que não desgruda das redes sociais, cuidado: pode estar viciado. De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Chicago sobre autocontrole e desejo, é mais difícil resistir ao Twitter e Facebook do que ao cigarro e álcool. Pesquisadores deram smartphones para 205 adultos e pediram para que eles usassem seus aparelhos, especialmente as redes sociais, sete vezes por dia durante algumas semanas. Quando os voluntários foram recrutados responderam questionários sobre vícios e desejos e, ao final do processo, participaram de uma nova sondagem sobre o mesmo assunto. Nos questionários iniciais, os desejos mais relatados pelos participantes foram sono e sexo. Inesperadamente, álcool e cigarro não estavam no topo da lista, como se suspeitava inicialmente. Já no questionário respondido ao final do estudo, os pesquisadores notaram que, uma vez estimulado a manterem contato constante com a internet, os voluntários haviam adquirido um novo vício: o de navegar na web. A maioria dos participantes tinha dificuldade de parar de verificar suas redes sociais, mesmo quando eles não tinham tempo ou estavam compromissados com outros assuntos. Outro vício que pode ser notado foi o trabalho. Muitos participantes aproveitavam para usar seus smartphones como uma extensão do trabalho, mesmo quando estavam em suas horas de lazer. Diante desse quadro, os pesquisadores puderam verificar que se envolver com redes sociais tornou-se uma atividade tão inerentemente atraente que ela pode acabar deslocando o indivíduo de todas as outras atividades. Para os pesquisadores, o vício é uma questão de desequilíbrio entre o desejo pessoal de se engajar no comportamento viciante e o desejo conflitante, de evitar as conseqüências negativas de tal comportamento. Como no uso de redes sociais, os aspectos negativos não estão aparentes, o potencial de vício dessas ferramentas é muito maior do que drogas como cigarro e álcool.

Susto em avião com deputados em Brasília

Duas aves entraram no turbina de um Airbus no momento da decolagem. A bordo, estavam Garotinho, Chico Alencar, Stepan Nercessian, Alexandre Santos e Miro Teixeira, informa Leandro Mazzini, da Coluna Esplanada. O comandante de um Airbus da TAM, voo 3209, abortou, há pouco, decolagem numa das pistas do aeroporto internacional de Brasília e assustou os passageiros. O avião, que iria para o Rio de Janeiro, já percorria a pista a 120 km/h, segundo relatos, quando uma das turbinas atingiu duas aves. Passageiros viram muita fumaça e o piloto freou a tempo de evitar uma tragédia, caso decolasse. Entre os deputados no voo estavam Anthony Garotinho (PR-RJ), Stepan Nercessian (PPS-RJ), Alexandre Santos (PT-RJ), Miro Teixeira (PDT-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Todos os passageiros foram direcionados para outro voo. O avião passa por revisão no pátio.

Maluf é tirado de avião e humilhado pela PF

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) afrontou as regras no Aeroporto Internacional de Brasília e foi humilhado pela Polícia Federal. Na quinta-feira à tarde, ele passou pelo raio x do embarque sem dar satisfação aos funcionários, apesar de o aparelho ter acusado presença de metal, o que obriga a revista do passageiro. Maluf já estava acomodado em seu assento na aeronave quando foi abordado por dois agentes da PF e levado escoltado de volta ao raio x, onde teve de passar novamente pelo aparelho. Tudo resolvido, o parlamentar embarcou revoltado. Disse que nunca fora "tratado dessa maneira".

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

REDENÇÃO CARNAVAL 2012.

O carnaval é, sem duvida alguma, a maior festa popular do Brasil e uma das mais conhecidas no mundo inteiro, atraindo turistas dos quatro cantos do planeta. O carnaval no Brasil é celebrado de ponta a ponta do país e em cada região assume um formato ligeiramente ou, muitas vezes, bastante diferente, sem nunca perder as suas características principais: a música, a dança, a alegria e a descontração. A movimentação para o Carnaval de Redenção está grande, os organizadores e os blocos estão em ritmo acelerado para festa. Veja a programação do Carnaval: O palco da grande festa será no Espaço Cultural. Dia 10: esquenta de carnaval com a Banda Chiclete Com Banana cover “ZHEEL” Dia 16 de Fevereiro: escolha da Rainha do Carnaval 2012. Estrutura: Palco geo space, túnel geo space, camarotes vip com capacidade para 2000 foliões. Open Bar, iluminação a laser, decoração temática. Bandas que irão animar a festa: Banda Kaçamba, Batidão do Brasil, Vei de Bengala, Essencial e outras atrações. Os Blocos que irão animar a passarela do samba: Bloco Me Beija, Agitos Redenção, Eu Quero Esse Beijo, Guia Redenção, Os Lisos, e Balada Vip; Acompanhe aqui toda a programação do Carnaval.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

GUERRA NA MÍDIA.

Foi deflagrada uma verdadeira guerra da comunicação. O objetivo desta guerra está logo ali adiante com dia e hora marcada para terminar, o dia 07 de outubro 2012, data em que a população escolherá os seus candidatos a Prefeito e a Vereadores em todo Brasil. Em Redenção são inúmeros blogs e sites criados com está finalidade, denunciar, denunciar e denunciar. Os seus denunciantes no afã de chamar a atenção dos eleitores não se importam com o que dizem, são cada absurdo que dar vergonha a qualquer estudante primário e a quem ler tais aberrações. Com a facilidade de se criar um site ou blog e as chamadas mídias sociais o desrespeito ao cidadão está fugindo do controle. Se você for vitima de algum blogueiro irresponsável denuncie.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES DA DENGUE EM REDENÇÃO COLOCA GOVERNO MUNICIPAL EM ALERTA.

Seguindo a orientação do Prefeito Wagner Fontes, os Secretários municipais e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde responsável pelo combate ao mosquito da dengue o “aedes aegypti, estão em alerta máxima. Está marcada para dia 02 de fevereiro a partir das 07h30min da manha de sábado uma grande mobilização que tem por finalidade mobilizar toda a população para envolver nesta ação da Prefeitura. A mobilização começa com uma grande carreata percorrendo as principais vias da cidade, em seguida as equipes se dividem pelos bairros com máquinas e equipamentos necessários para fazer coletas de materiais que possam acumular água e lixo que servem de abrigo ao mosquito.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Grupo quer afastar Ophir Cavalcante do CNJ

A batalha entre o presidente afastado da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos, e o presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante Junior, teve mais um episódio ontem. Depois do Ministério Público Federal (MPF) ter considerado que as acusações dos advogados Eduardo Imbiriba de Castro e João Batista Vieira dos Anjos - de que Ophir usufruía de licenças irregulares para continuar recebendo como professor da UFPA - eram improcedentes, agora é o autodenominado grupo “OAB de Todos” que ataca, pedindo o afastamento do presidente nacional da OAB do Conselho Nacional de Justiça, órgão fiscalizador das ações da Justiça. Em nota à imprensa divulgada ontem, o grupo explica que em vez de se juntar ao ato de apoio ao CNJ que o Conselho Federal da OAB realizou, ontem, o movimento “OAB de Todos” preferiu protocolar o pedido de afastamento do assento constitucional do presidente nacional da OAB no Conselho Nacional de Justiça. “Lamentavelmente, o presidente da OAB perdeu todos os requisitos de idoneidade moral para permanecer à frente da OAB e, mais ainda, para defender o mais importante órgão do Poder Judiciário - o CNJ”. A nota diz ainda que “não podemos assistir passivos à tragédia de um ato público convocado por quem é acusado de ter uma vida institucional e profissional divorciada dos valores cultuados pela instância de gestão do Poder Judiciário”. E cita como exemplo que Ophir Cavalcante apesar de não trabalhar no serviço público há quase 15 anos, “sob o pretexto de servir à OAB, mas não se encontra licenciado do seu escritório, cujo crescimento exponencial neste período, bem indica a dedicação do seu ilustre sócio à advocacia privada à custa dos cofres públicos”. A nota diz ainda que Ophir, quando presidia a Seccional da OAB, teria indicado sua irmã mais velha ao quinto Constitucional do TRT da 8ª. Região, “a qual foi efetivada como desembargadora”. Ele teria indicado ainda o seu sócio como assessor especial do governador e “recorre ao expediente de licenças particulares para livrar-se das obrigações de professor da Universidade Federal do Pará”. Licenciado do serviço público para a OAB, o advogado estaria “disponível” para advogar para as estatais paraenses. Ophir, que teria criado “a famigerada figura” do cartão corporativo, estaria exigindo “transparência” do Poder Judiciário com cartões corporativos, mas não diz “quanto gastou e com que gastou no seu cartão corporativo e dos demais diretores da entidade”. “Não podemos permitir a defesa do CNJ confiada a quem anda na contramão dos valores republicanos. E de fato não o permitiremos!”, afirma a nota que é assinada somente pelo Movimento OAB de Todos, sem nomear nenhum advogado. “Não estaremos fisicamente às portas do Conselho Federal, mas pediremos ao CNJ que responda nosso pedido para que o Presidente da OAB seja afastado de seu assento por não mais possuir os atributos mínimos de idoneidade que o ofício requer”. ESTAGIÁRIO O presidente nacional da OAB disse, ontem à noite, a respeito da nota que o pedido de afastamento dele do CNJ “nem um estagiário de Direito faria”. Segundo ele, “é impossível para o CNJ fazer qualquer mudança neste quesito, porque o assento da OAB é garantido pela Constituição Federal. Não há sustentação jurídica para esse tipo de pedido”. Ophir afirma que se trata de uma “difamação caluniosa continuada” contra ele que agora chega a uma “infantilidade que agride qualquer estagiário de Direito”. Segundo Ophir, a manifestação do Conselho Federal da OAB em favor do CNJ foi prestigiada pelos maiores juristas da nação e reuniu mais de 200 entidades de Direitos Humanos. (Diário do Pará)